01/06/2010

Carlos Oliveira com dever cumprido

A edição de 2010 do Vodafone Rally de Portugal marcou mais uma excelente exibição para a equipa Carlos Oliveira e Jorge Carvalho.

A prova em pisos de terra, que foi pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis e para o Campeonato de Portugal de Ralis foi marcada mais uma vez pela sua dureza que dificultou bastante a tarefa de todas as equipas presentes em levar as suas viaturas até ao pódio final.

Para o piloto de Guimarães o balanço da prova foi mais que positivo. Fazendo a sua estreia com o Renault Clio R3 nos pisos de terra, o piloto fez uma surpreendente adaptação e cedo impôs um bom ritmo que os levou a obter bons cronos ao longo dos mais de 350 quilómetros disputados ao cronómetro. Mas os quatro dias de prova não foram só «rosas» e alguns percalços obrigaram a equipa técnica a trabalhos redobrados, que felizmente foram sempre resolvidos. Logo na sexta-feira o piloto debateu-se com o excessivo desgaste dos pneus, que por sua vez foi acontecendo também ao longo de toda a prova e as ultimas passagens pelos troços cronometrados era já notório a falta de tracção. No sábado a passagem numa ribeira danificou a ventoinha de arrefecimento do motor, levando a equipa a penalizar por atraso num controle horário e decorrer a ultima especial do dia com algumas cautelas para evitar o sobreaquecimento do motor. No último dia de prova as cinco provas especiais de classificação foram bastante difíceis, pois subiam bastante e a dupla debateu-se com problemas na direcção assistida do seu Renault. Apesar dos percalços, a equipa fez uma boa gestão do rali, que os levou a um merecido 37º lugar da geral, 4º entre os carros de apenas duas rodas motrizes e 2º entre os Clio R3. A nível nacional a equipa esteve em destaque, já que contando apenas com um carro de duas rodas motrizes, conseguiu sempre superar muitos 4x4 e rodar sempre muito perto do top 5, acabando por terminar em 8º, e ser os melhores nos «tracção à frente». Um justo prémio para a equipa que deixa assim boas perspectiva para futuras possíveis participações no «nacional» de ralis.

“Estamos muito satisfeitos com o nosso desempenho no rali. Esta é uma prova difícil, com muitos quilómetros e com troços bastante duros que deterioram bastante as mecânicas dos carros. Apesar de alguns percalços e de no primeiro dia partimos com um número muito alto que nos prejudicou bastante, acabamos por conseguir terminar todas as etapas e registar bons tempos nos troços cronometrados.

O resultado final foi muito bom sobretudo a nível nacional e nos carros de duas rodas motrizes, onde acho que foi essencial a boa gestão que fizemos do nosso rali. O carro, apesar de ainda estar em rodagem com o novo motor, esteve excelente e mesmo com um ou outro percalço superou da melhor forma a dureza do troços, o que nos permitiu impor praticamente durante todo o rali um bom andamento. Um agradecimento especial a toda a minha equipa, à estrutura do Fernando Motorsport e ao meu navegador pela dedicação e trabalho que tiveram no decorrer do Vodafone Rally de Portugal”, adiantou Carlos Oliveira.

Comunicado Carlos Oliveria/Jorge Carvalho