23/01/2010

"Fiesta" da Ford na estreia em Monte Carlo

A derradeira noite do Monte Carlo fez estragos, mas não impediu o triunfo de Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen na estreia do Ford Fiesta S2000. Bruno Magalhães termina no 7º lugar que acabou por validar a táctica assumida pela Peugeot desde o início.

Os derradeiros dois troços da prova eram aguardados com expectativa, especialmente em relação a Sebastien Ogier e à sua capacidade de tentar chegar a Mikko Hirvonen. Na primeira ronda o francês conseguiu ganhar no Turini, mas perdeu nos 19km de Lantosque-Luceram. Para a segunda ronda a luta acabou antes de começar, já que Sebastien Ogier desistiu na ligação com problemas no alternador do Peugeot 207 S2000.

Mikko Hirvonen pôde assim entrar relaxado para os ultimos quilómetros da prova, garantindo um saboroso triunfo para o Ford Fiesta S2000 na estreia. Depois dos problemas de motor nos testes mais recentes, do atraso na homologação e das complicações burocráticas nas verificações para este rali, a vitória até tem um sabor mais intenso. E está visto que temos S2000 para ombrear com Peugeot e Skoda.

E é a marca checa que sai melhor desta prova, pelo menos das que estão interessadas no IRC. Dois carros no pódio, Juho Hanninen ainda tentou dar luta, mas percebeu que não conseguia até por algumas escolhas de pneus e ser-ups menos felizes. Nicolas Vouilloz teve uma estreia positiva com o Skoda, mas apenas conseguiu brilhar pontualmente, pelo que o resultado é positivo mas não impressionou.

Stephane Sarrazin andou "perdido" algumas vezes, e só pontualmente mostrou o que vale, pelo que o 4º lugar é o resultado dessa inconsistência. Se o rali tivesse sido os ultimos troços, teria ido muito mais longe. Jan Kopecky teve dois furos que lhe arrumaram as aspirações na 1ª etapa, acabando mesmo o piloto por estar completamente apagado ao longo do 1º dia. Acodou na etapa seguinte e foi um dos homens em destaque na 3ª etapa. A opção de pneus com pregos para esta derradeira noite, acabou por se revelar acertada, mesmo que inicialmente levantasse duvidas. Guy Wilks bem pode queixar-se da primeira ronda nocturna para o seu 6º lugar. Demasiado relaxado na primeira passagem por "Lantosque-Luceram", acabou por perder dois lugares que não conseguiu recuperar na segunda ronda.

Depois temos a dupla nacional. Desde o início que o objectivo assumido era terminar. Numa prova tão dificil em estreia, parecia um suicídio desejar mais que isso. Mesmo que alguns não tenham entendido a táctica, este 7º lugar prova a validade da estratégia seguida. E a dupla campeã nacional ainda arriscou na derradeira ronda para tentar passar Wilks, mas o set-up e pneus escolhido não foi o mais feliz. Na noite do Turini, Bruno mostrou a garra que escondeu ao longo de toda a prova. O derradeiro lugar dos pontos ficou para Jean Sebastien Vigion, mas já muito longe do grupo dos homens que lutaram pelos lugares dos pontos.

Monte Carlo terminou, mas foi uma verdadeira festa para início de campeonato. Só faltou mais neve nesta derradeira noite para tornar a animação ainda maior. Uma nota muito positiva para a aposta do Eurosport em transmitir todo o rali em directo. Está aberta uma nova porta nos S2000 com o Fiesta, mas está aberta também uma nova porta em termos de transmissão de ralis pela TV e internet.

Classificação final:
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Fiesta S2000 - 4h32m58,5s
2º Juho Hanninen / Mirkko Markkula - Skoda Fabia S2000 - a 1m51,4s
3º Nicolas Vouilloz / Benjamin Veillas - Skoda Fabia S2000 - a 3m19,1s
5º Stephane Sarrazin / Jacques-J. Renucci - Peugeot 207 S2000 - a 7m25,5s
5º Jan Kopecky / Petr Star - Skoda Fabia S2000 - a 8m48,7s
6º Guy Wilks / Philip Pugh - Skoda Fabia S2000 - a 8m35,8s
8º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães - Peugeot 207 S2000 - a 9m45,4s
9º J. Sebastien Vigion / Stephane Prevot - Peugeot 207 S2000 - a 13m33,5s
9º Jaroslav Orsak / Karel Vajik - Peugeot 207 S2000 - a 21m16,6s
10º Anrej Jereb / Miran Kacin - Peugeot 207 S2000 - a 25m26,1s
(...)

Texto:SportMotores.com

Comente esta notícia aqui.