Sebastien Loeb / Daniel Elena garantiram o sexto título mundial, ao venceram este Domingo o Rali de Gales. Armindo Araújo conseguiu um lugar no "top ten" na estreia do Lancer Evo X
À entrada da derradeira etapa as esperanças numa reviravolta quanto à liderança da prova eram reduzidas, aparentemente só um precalço retiraria o triunfo a Loeb. Os 30,2s de diferença no início do dia passaram a 18,2s em dois troços, a esperança da Hirvonen renascia, mas na penultima PE Hirvonen aterrou de forma violenta de um salto e partiu os ganchos de fecho do capot. O finlandês teve de parar nesse troço por uma vez para fechar o capot, deixando resolvida a questão da luta pelo triunfo e permitindo a Loeb somar mais um título ao melhor palmarés da história do mundial de ralis.
Daniel Sordo fechou os lugares do pódio, com Petter Solberg atrás de si. Sebastien Ogier poderia ter termiando o ano com um 5º lugar, mas as pedras que alegadamente o publico terá colocado no interior de uma curva provocaram danos irreparáveis no C4 do Junior Team da Citroen.
No grupo N e PWRC Eyvind Brynildesen foi um intocável dominador com o Skoda Fabia S2000, mas isso não lhe valeu o vice-campeonato, esse ficou para Martin Prokop que foi 3º no Grupo N mas 2º na classificação reservada ao PWRC. Armindo Araújo brilhou na estreia do Mitsubishi Lancer Evo X, garantindo o 10º lugar final e o 2º entre o GrupoN, não pontuando para o PWRC. Apesar disto, o piloto de Santo Tirso passou um fim de semana muito sofrido, com o sobreaquecimento do motor a ameaçar permanentemente o resultado.
Texto:Sportmotores.com